Trata-se das avaliações realizadas em um determinado local de trabalho, utilizando equipamentos específicos para quantificar os agentes ambientais presentes, tais como ruído, poeiras, calor, vibrações, fumos metálicos e outros. Tem como objetivo adequar as empresas às normas regulamentadoras.
As avaliações são realizadas no ambiente de trabalho com o objetivo de identificar os agentes existentes no local, capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores, sendo classificados em: Riscos Físicos, Riscos Químicos e Riscos Biológicos.
Esses agentes ambientais são avaliados e quantificados conforme metodologia específica para cada tipo de agente. As avaliações ambientais são de extrema importância para subsidiar os programas de prevenção (LTCAT, PPRA, PGR, PCMAT, PPR, PCA, PPP).
Dessa forma a empresa terá evidências objetivas com relação à exposição do trabalhador aos agentes existentes no ambiente de trabalhado, avaliando assim a necessidade ou não da implantação de medidas preventivas e/ou caracterização do adicional de insalubridade conforme determina a Portaria 3.214/78 em sua Norma regulamentadora nº 15.