O PAC estabelece diretrizes ambientais, que por sua vez asseguram não somente o local em que a construção está ocorrendo, mas também a saúde e o bem-estar dos trabalhadores envolvidos e das comunidades próximas.
Dentre alguns dos procedimentos adotados pelo PAC estão a verificação da destinação adequada dos resíduos gerados e a implementação de medidas para evitar processos erosivos. Nesse último caso, as erosões podem danificar o solo permanentemente e por isso requer uma atenção maior.
Além dos processos já citados, o PAC possui outras medidas para preservar o meio ambiente, como a fiscalização dos materiais utilizados na obra. Nesse caso, é preciso verificar se os produtos estão sendo armazenados de maneira correta, assim como é importante saber se os mesmos estão regulados adequadamente.
Um outro ponto importante também relacionado aos equipamentos de trabalho é o acompanhamento dos dispositivos para atenuar ruídos. É preciso que esses itens estejam em perfeito estado, protegendo assim a audição dos trabalhadores. Além disso, para assegurar ainda mais a saúde dos funcionários, o PAC preza pelas medidas de diminuição de partículas, algo que ocorre por conta da movimentação de terra.